Em 2014, deixe Deus ir adiante!


“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite”. (Êxodo 13:21)

Há alguns dias lembrei de uma palavra que deixei para minha igreja no culto da virada do ano passado. O que não sabia é que a verdade dessa atitude de Deus seria tão marcante pra mim neste ano que agora se finda. Como ficou claro o quanto Deus sempre andou à minha frente preparando o caminho, incluindo os percalços nele, tudo para o meu crescimento, aprendizado e para me abençoar.

A palavra “adiante” (sig. à frente) aparece diversas vezes em Êxodo e diretamente associada a Deus, em sua relação com o povo israelita, recém saído do Egito por mão poderosa do Senhor (cf. 23:23,27,28; 32:34; 33:2). Mas essa palavra não se associa somente a Deus, o Deus todo poderoso, mas genericamente, na mente daqueles homens, à divindade, como pode ser visto:

“Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós” (Êxodo 32:1).

É fato que os homens precisam de alguém que os conduza. Mesmo inconscientemente, o homem buscará alguém que lhe sirva de líder, que o impulsione a fazer algo que ele sozinho não conseguiria. Essa é uma necessidade nata. É possível ver isso na política, na religião, na ciência, na teologia. A necessidade de um líder não é um problema. Problema é escolher mal.

E foi exatamente isso que os israelitas fizeram. Com a ausência de Moisés, decidiram por si mesmos a ter alguém que iria adiante deles, algo que só Deus poderia plenamente fazer. Não é difícil de entender a reação de Moisés ao descer do monte com as Tábuas da Lei.

Apesar desse terrível acontecimento, apesar dos israelitas, Deus permaneceu fiel e seguiu adiante do povo de “dura cerviz” (v.9). Isso lhes permitiu vencer duras batalhas, ser alimentados no deserto, a ter água e a ver a hostilidade do clima daquele lugar se dissipar pela presença do Senhor (cp. 13:21). E o mais magnífico: a chegar à Canaã.

Como isso nos afeta? Simples: Deus quer ir adiante de nós!

E se Ele for, podemos descansar em sua providência (Rm 8:28); descansar no fato de que, embora tenhamos que passar por dias maus em 2014, o Senhor sempre estará no controle, pois estará à nossa frente; também descansaremos no fato de que a vontade do Senhor é sempre “boa, perfeita e agradável” (Rm 12:2), sendo-nos esta verdade de grande consolo para a alma.

É por isso que o crente em Jesus não tem o que temer quanto as demandas desta vida. O que importa é em Quem cremos. Este é o baluarte do filho de Deus: saber que seu Pai é bom e terminará a boa obra que iniciou em sua vida.

Eu não posso prever o que te espera no ano que se iniciará em poucas horas. Certamente junto com as boas notícias virão as más; com os ventos calmos, os ventos contrários. Pode ser um ano do nascimento de pessoas, ou da perda delas; pode ser um ano de curas, ou do surgimento de algumas doenças; ou quem sabe o ano de um novo ou um melhor emprego, ou um ano demissão e crises financeiras.

Mas o que isso importa? Nada. O que importa é que em 2014 o Senhor irá adiante de Você!

Um esplêndido 2014 em Cristo.
Tiago

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: