Justificação Simplificada – Charles Spurgeon (1834-1892)


JUSTIFICAÇÃO

“Sendo livremente justificados pela redenção que está em Jesus Cristo” – Romanos 3:24.

Agora, qual é o significado da justificação? Teólogos confundirão você se você os perguntar. Eu preciso tentar o melhor que eu posso fazer para tornar a justificação simples, mesmo para a compreensão de uma criança. Não há algo como a justificação para ser tida na terra de homens mortais, exceto de uma maneira. Justificação, como você sabe, é um termo forense: ele é sempre empregado em um sentido legal. Um prisioneiro é trago para o tribunal de justiça para ser julgado. Só existe uma maneira pela qual o prisioneiro pode ser justificado, que é ele sendo encontrado sem culpa. E se ele não for considerado culpado, então ele está justificado, ou seja, ele é considerado um homem justo. Se você encontrar alguma culpa naquele homem, então você não pode justificá-lo. A Rainha pode perdoá-lo, mas não justificá-lo. A ação não é justificável se ele era culpado a esse respeito e por isso ele não pode ser justificado. Ele pode ser perdoado, mas a realeza em si não pode lavar o caráter daquele homem. Ele é tanto um criminoso real quando ele é perdoado quanto antes de o ser. Não existe meios entre os homens de justificar um homem de uma acusação que é feita contra ele, exceto se for provado que ele não é culpado. Agora, a maravilha das maravilhas é que nós fomos provados culpados e mesmo assim fomos justificados: o veredito foi dado contra nós – culpa – e mesmo assim fomos justificados. Algum tribunal terreno pode fazer isso? Não, ele se manteve para o resgate de Cristo para efetuar aquilo que é uma impossibilidade para qualquer tribunal terreno. Todos nós somos culpados. Leia o verso 23 do capítulo 3 de Romanos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Lá o veredito de culpa é sentenciado e logo depois nos é dito que somos livremente justificados por sua graça.

Agora, permita-me explicar a maneira pela qual Deus justifica um pecador. Eu estou prestes a supor um caso impossível. Um prisioneiro foi julgado e condenado à morte. Ele é um homem culpado, por isso ele não pode ser justificado. Agora imagine por um momento que uma coisa como essa pudesse acontecer: uma segunda parte fosse introduzida e tomasse toda a culpa daquele homem sobre si mesma, que pudesse trocar de lugar com aquele homem e por algum processo misterioso, que é evidentemente impossível ao homem, a parte mencionada se tornasse aquele homem ou tomasse o caráter dele sobre si mesma. Ele, o homem justo, tomando o rebelde em seu lugar e fazendo do rebelde um homem justo – nós não podemos fazer isso em nossas cortes! Se eu estivesse diante de um juiz e concordasse que eu deveria ser aprisionado por um ano, em vez do miserável que fora condenado a um ano de prisão ontem, mesmo assim eu não poderia tomar sua culpa. Eu posso pegar sua punição, mas não sua culpa. Agora, o que carne e sangue não podem fazer, Jesus Cristo fez em sua redenção. Aqui estou, o pecador. Eu menciono a mim mesmo como o representante de todos vocês que estou condenando a morrer pois Deus diz: “Eu condenarei esse homem, eu devo, eu o punirei”. Cristo vem, põe-me de lado, e põe-se a si mesmo em meu lugar. Quando o pleito é exigido, Cristo diz: “culpado”. Ele toma minha culpa para ser Sua própria culpa. Quando a punição está para ser executada, Cristo vai adiante. “Puna-me”, Ele diz. “Eu pus minha justiça sobre aquele homem e tomei seus pecados sobre mim”. Pai, puna-me, e considere aquele homem como sendo eu. Deixe-o reinar no céu; deixe-me sofre miséria. Deixe-me suportar sua maldição e deixe-o receber minha bênção”. Essa maravilhosa doutrina da troca de lugares entre Cristo e pobres pecadores é uma doutrina da revelação, pois ela jamais pôde ser concebida pela natureza. Permita-me, para que eu não cometa algum erro, me explicar novamente. O único meio pelo qual Deus salva pecadores, como alguns dizem, não é passar sobre a penalidade. Não. A penalidade foi completamente paga. É a substituição de outra pessoa no lugar do rebelde. O rebelde deve morrer. Deus diz que deve. Cristo diz: “Eu serei o substituto do rebelde. O rebelde tomará o meu lugar. Eu tomarei o dele”. Deus concorda com isso. Nenhuma autoridade terrena teria poder para permitir tal mudança. Mas o Deus dos céus tem o direito de fazer o que lhe apraz. Em sua infinita misericórdia, ele consentiu com este arranjo: “Filho amado”, disse Ele, “Você pode ficar no lugar do pecador”; você pode sofrer o que ele deveria ter sofrido; você pode ser considerado culpado, assim como ele foi, e então eu olharei para o pecador com outros olhos; eu o verei como se ele fosse Cristo; eu o aceitarei como se ele fosse meu filho unigênito, cheio de graça e verdade. Eu darei a ele uma coroa no céu, e o levarei ao meu coração para sempre e sempre”. Esse é o meio pelo qual nós somos salvos. “Sendo justificados gratuitamente pela redenção que há em Jesus Cristo”.

E agora, deixe-me ir mais longe para explicar mais algumas características dessa justificação. Tão logo um pecador arrependido é justificado, lembre-se, ele é justificado de todos os seus pecados. Aqui está um homem todo culpado. No momento em que ele crê em Cristo, seu perdão ele recebe imediatamente e seus pecados não são mais seus. Eles são lançados nas profundezas do mar. Eles foram levados sobre os ombros de Cristo e se foram. O homem permanece sem culpa aos olhos de Deus, aceito no amado. “O que!”, você diz, “Você está dizendo isso literalmente?”. Sim, estou. Essa é a doutrina da justificação pela fé. O homem deixa de ser considerado pela justiça de Deus como um ser culpado. No momento em que ele crê em Cristo, toda sua culpa é lançada fora. Mas vou a um passo mais à frente. No momento em que o homem crê em Cristo ele deixa de ser culpado pela estima de Deus. Mais do que isso, ele torna-se justo, ele torna-se merecedor, pois no momento em que Cristo assume seus pecados, ele assume a justiça de Cristo. Então quando Deus olha para o pecador, que uma hora atrás estava morto em pecados, ele olha com tanto amor e afeição como se ele mesmo olhasse para seu Filho. Ele mesmo disse isso: “Assim como o pai me amou, eu amo você”. Ele nos ama tanto quanto Seu Pai O ama. Você pode crer numa doutrina como essa? Ela não transpõe todo pensamento? Bem, essa é uma doutrina do Espírito Santo, a doutrina pela qual nós podemos esperar ser salvos. Eu posso expressar essa doutrina para qualquer incrédulo da melhor forma? Eu lhe darei a parábola que nos foi dada nos profetas – a parábola de Josué o Sumo Sacerdote. Josué entra com suas vestes sujas. As vestes sujas representam seus pecados. Tira as vestes sujas, que é o perdão. Põe uma mitra em sua cabeça. Veste-o com roupa real. Torna-o rico e justo, que é a justificação. Mas aonde foram parar as vestes? E os trapos para onde vão? Porque os trapos que Josué vestia foram para Cristo e as roupas reais vestidas em Josué são as roupas que Jesus vestia. O pecador e Cristo fazem apenas o que Jonathan e Davi fizeram. Jonathan pôs suas roupas em Davi e Davi deu a Jonathan as suas. Assim Cristo toma nossos pecados e nós tomamos a justiça de Cristo e é um por uma gloriosa substituição e troca de lugares que os pecadores tornam-se livres e são justificados por Sua graça.

“Mas”, alguém pode dizer, “ninguém é justificado assim até que ele morra”. Creia em mim, ele é.

“No momento em que um pecador crê

E confia em seu Deus crucificado

Seu perdão imediatamente ele recebe

Salvação por completo, por meio de seu sangue”

Se mesmo aquele jovem homem realmente cresse em Jesus, percebendo uma experiência espiritual que eu tentei descrever, ele está tão justificado aos olhos de Deus agora quanto estará quando ele se apresentar diante do Trono. Nenhum espírito glorificado acima é mais aceitável a Deus do que um pobre homem abaixo que está justificado pela graça. É uma lavagem perfeita, um perfeito perdão, perfeita imputação. Nós somos completa e livremente aceitos através de Cristo nosso Senhor.

Apenas mais uma palavra e eu deixarei o assunto da justificação. Aqueles que uma vez estão justificados estão justificados de uma vez por todas. Tão logo um pecador toma o lugar de Cristo, e Cristo toma o lugar do pecador, não existe o medo de uma segunda troca. Se Cristo uma vez pagou o débito, o débito está pago e ele nunca será cobrado novamente. Se você foi perdoado, então você o foi de uma vez por todas. Deus não dá ao homem um livre perdão sob sua própria assinatura, e então depois volta atrás e o pune: Longe de Deus esteja fazer isso! Deus diz: “Eu puni Cristo; você está livre”. E depois disso, nós podemos nos alegrar na esperança da Glória de Deus que “sendo justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”. E agora eu ouço um grito: “Que doutrina extraordinária!”, alguém bem pode pensar. Mas deixe-me dizer algo a você. Essa é uma doutrina confessada por todas as igrejas protestantes, embora elas não a preguem. É a doutrina da Igreja da Inglaterra, é a doutrina de Lutero, é a doutrina da Igreja Presbiteriana: é declaradamente a doutrina de todas as igrejas. E se isso soa estranho aos seus ouvidos, é porque seus ouvidos estão distantes, e não porque a doutrina é estranha. É a doutrina das sagradas Escrituras que ninguém pode condenar aqueles quem Deus justifica e ninguém pode acusar aqueles por quem Cristo morreu, porque eles estão totalmente livres do pecado. De modo que, como dito por um profeta, Deus não vê pecado em Jacó e iniquidade em Israel. No momento em que eles creem, seus pecados serão imputados a Cristo e eles receberão a justiça de Cristo, imputada a eles. Então eles serão aceitos.

Trecho do sermão de Charles Spurgeon Justificados Pela Graça, entregue no sábado de manhã, em 5 de abril de 1857 no Music Hall, Royal Surrey Gardens / Tradução: Tiago Lino

Para mais artigos de Charles Spurgeon, clique AQUI

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

One Response to Justificação Simplificada – Charles Spurgeon (1834-1892)

  1. Iêda Castro says:

    Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. A palavra de Deus é linda!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: