E as pedras não se tornaram em pães


paesO encontro se consumara, Jesus, faminto e solitário, sofre investidas de Satanás. Não era para menos: Satanás perseguira a semente da mulher durante milhares de anos após ter seu destino traçado por Deus no jardim. Abraão, José, Moisés e Davi, por exemplo, foram alvos de Satanás, que temia ser um deles aquele que esmagaria sua cabeça.

Contudo, não eram eles. Sinais suficientes apontavam para Jesus naquele momento e Satanás já tinha motivos para crer ser Ele o Enviado: nascimento virginal, o universo se comportando atipicamente e todos os requisitos históricos, políticos e religiosos O saudavam – Paulo chamou esse conjunto de fatos de “plenitude dos tempos” em Galátas 4:4.

Por isso esse encontro foi emblemático, pois foi de comprovação a Satanás que a promessa de Gênesis três havia se cumprido. Para nós, era a chegada do Reino. Não humano, físico, mas espiritual. O Reino de Deus.

Isso ficou ainda mais claro logo na primeira proposta de Satanás ao perceber o estado de Jesus depois de 40 dias de jejum: “Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. Ao que Jesus respondeu: “Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:3-4).

As pedras não se tornaram em pães! De quebra, há uma menção ao livro de Deuteronômio para confirmar por completo a finalidade da encarnação do Filho de Deus. Toda uma concepção humana sobre o reino de Deus caíra por terra com a chegada do Messias. Não seria ele um líder militar, político ou mesmo judaico. Mais do que isso: ele viera para resolver nosso litígio com Deus, promover nossa reconciliação e nos ofertar a vida eterna. Tudo isso por meio de seu sacrifício.

Eu penso que essa resposta de Jesus é suficiente para nos provar que a vida não está resumida naquilo que vemos e que Jesus não é alguém responsável – embora ele faça isso – por garantir apenas nosso alimento diário, o emprego ideal, o casamento dos sonhos, enfim, fornecer tudo aquilo reputamos ser uma vida perfeita. Reafirmo que ele faz e está preocupado com isso também. Apenas quero destacar o caráter espiritual da obra de Jesus, evidenciado, dentre tantos episódios, neste ao mostrar que, mais do que o alimento diário, o homem carece da palavra de Deus.

Toda a vida de Jesus foi uma vida em conformidade com a palavra de Deus revelada. São inúmeras citações aos profetas, aos salmos e à Lei, comprovando Sua visão da Escritura como sendo fonte de autoridade, inerrante e suficiente para nós. Em outra ocasião, disse aos seus discípulos que sua comida era fazer a vontade de Deus. Certamente, olhar para Jesus significa olhar para quem melhor andou “sob a lei”, prestando-lhe santa e plena obediência.

Que esta lição venha sobre nós e traga um efetivo temor e obediência à vontade de Deus expressa em sua palavra. Em tempos de cada vez mais interpretações distorcidas e existenciais da Bíblia, precisamos adequar nossa visão e nossa vida à este livro. E isso significará perguntar “o que o Autor quis dizer com este trecho?” ao invés de “o que eu entendo com este texto?”; vai também exigir a prioridade do “eu preciso entender e aplicar isso à minha vida” para depois se esforçar para que “as pessoas saibam sobre isso”.

Acho que não precisamos de uma nova reforma, nos moldes de Lutero. Precisamos, sim, de um retorno à Bíblia como regra de fé e prática. Porque tudo o que nos escandaliza tem como fonte primária o abandono e a ignorância “de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

Tiago Lino

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: