Não temas. Estou contigo


Não há sentimento melhor do que estar ao lado do Senhor. É maravilhoso quando nos retiramos em louvor, consagração e oração e somos agraciados por sua presença; nossa vida recebe a vida do próprio Deus; transbordamos de tanta alegria, glória e regojizo e somos convencidos pela inexplicável sensação de que Ele está entre nós.

Quem não teve uma experiência dessas com Deus? No quarto, na sala, no trabalho, na faculdade e na igreja, seja onde for, quem nunca se viu preenchido pela companhia do Espírito confortando, exortando, renovando e encorajando nossas vidas e moldando-as à Sua vontade?

Essas situações parecem confirmar e completar todo o conceito que temos da Presença de Deus. Como disse, parece…

Esse trecho bíblico que tantas vezes se repete na bíblia direcionado a pessoas diferentes, em lugares e circunstâncias diferentes não costuma nos vir à memória quando o Senhor “está entre nós”. Quando nossa adoração sobe, nossas orações rasgam os céus e estamos em comunicação direta com o Pai, a promessa que emana dele não é percebida por nós, pois, afinal, estamos vivenciando-a.

Isso não é difícil de entender quando nos voltamos para o contexto em que essas palavras eram – e são – proferidas pelo Senhor. Em sua totalidade, elas foram direcionadas a pessoas em desespero, que precisavam urgentemente de encorajamento, que estavam em profundo desânimo e vontade de recuar devido a terríveis problemas. Foi assim com Jeremias, Ezequias, Davi, Elias, Rute, Maria, Pedro, João, enfim, pessoas que por um momento se viram travadas por algum tipo de temor.

São esses momentos que o Senhor usa para ministrar em nós o caráter da sua Presença. Neles, aprendemos o que realmente significa ter a presença do Altíssimo. Erradamente achamos que sabemos discernir se Deus está ou não conosco. Julgamos Sua presença pela nossa capacidade de percebê-la e então sempre fazemos juízo errado quando nos vemos em meio a tribulações e provações, pois nesses momentos  nossas orações e petições parecem não sair de cima de nossas cabeças, nosso louvor insiste em não subir e nos vemos sozinhos, aparentemente abandonados e muitas vezes declaramos: “Deus não está comigo”. Ledo engano…

É justamente em meio a adversidades que Ela se mostra poderosa e acolhedora. Mesmo que não a percebamos, é ela que nos garante em pé. Quando tudo indica que vamos perder para o medo e a dor o Senhor nos diz que não devemos temer e muito menos recuar e o porquê é simples: Ele está conosco. Essa é a maior e melhor de todas as garantias.

Sua presença está a nossa disposição na mesma medida sempre, independente se estamos no melhor ou pior momento de nossas vidas; se estamos fracos ou fortes ela nos segura do mesmo jeito. É igualmente surpreendente e maravilhoso ao que eu citei no inicio do texto quando tudo indica que estamos sós e o Senhor, por Seu Espírito, nos alerta: Estou contigo. Esse é o conceito de Presença que a Bíblia nos transmite e o único que devemos ter em mente.

Na Cruz, isso foi definitivamente resolvido, pois “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Co 5:19), isto é, estava restaurando sua presença em nós de uma vez por todas, retirando toda maldição que nos separava dele. Cristo se viu abandonado ali – Deus meu por que me desamparaste? – para estarmos em eterna comunhão com o pai.

Nossos sentimentos e emoções são péssimos em perceber o Senhor por perto. Só a fé que faz, mesmo em momentos terríveis, nossa alma descansar e dizer: Sim, Senhor, tu estás aqui.

Não temas, amado.

 

“Eis que estou convosco até a consumação dos séculos” Mt 28:20.

 

Deus te abençoe.

Tiago Lino Henriques

 

Postado originalmente aqui em 30 de julho de 2010

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

5 Responses to Não temas. Estou contigo

  1. Gerson Arraes (Pr. da ADRJ) says:

    Bem colocado o tema da presença sempre real de nosso Senhor Jesus Cristo em nós, através de Seu Santo Espírito. A presença do ES em nossa vida, na verdade, faz-nos sempre sentir que em determinados momentos, ou fizemos o faremnos algo que o entristeça, e isso deve sempre ser levado na devida conta, uma vez que os olhos de Deus estão atentos sobre toda a terra. O perigo, meu irmão, é chegarmos com o pecado a perdermos a proteção de Deus, e a Sua presença em nós. Fiquemos sempre atentos a isso. Prossigamos clamando pela sua proteção, amor e misericórdia, nos conduzindo reta e piamente.. A Paz do Senhor.

    • O nosso pecado destrói nossa visão e confiança em Deus, devido ao peso de culpa que ele gera em nós. Entretanto, como Deus nos vê, nos ama e nos quer para si continuam intactos. Nada muda! Com sua maravilhosa Graça – que segunto Tito, nos ensina a não viver no pecado – ele nos espera para que possamor ter novamente sua companhia e comunhão quebrados pelo pecado. O caminho é uma confissão e confiança e fé na pessoa e obra de Jesus. Isso tira o peso e nos reestabelece a vida com o Pai. Deus o abençoe, pastor.

      • Nas grandes crises da vida, nos momentos cruciais, quando olhamos para os lados e estamos só, e muitas vezes, nessas horas é o melhor…sabemos que Deus está conosco, e que tudo contribui para o nosso bem.
        Devemos fazer como o salmista Davi, levar a Deus em oração, nossa situação, e pedir como ele ” Vê se há em mim algum caminho mal e me guia pelo caminho reto.”
        Se for pecado, nos arrependemos; se não for, seremos conduzidos ao caminho reto de qualquer forma, mas uma coisa é certa: Ele está conosco. Não por nossos méritos, mas pelo precioso sangue de Jesus na cruz, pelo o qual fomos comprados e por sua Palavra, a qual é impossível que Deus minta e Ele nos disse: “Eis que estou convosco até a consumação dos séculos” Mt 28:20.
        Graça e Paz!

  2. Mariana, perfeita sua colocação. Os legalistas não concordam muito com isso…srsr… Deus abençoe muito você

  3. Suelen says:

    Quero apenas agradecer por neste dia me ajudar a lembrar que apesar da dor que sinto e das situações postas diante de mim, Deus está comigo.
    O desespero faz com que pareça que ao orarmos falamos com a parede, mas não, Deus está comigo; o desespero faz que percamos de vista algo tão sublime, extraordinário! e ao mesmo tempo tão básico na vida do cristão que é a presença de Deus conosco.
    De alguma forma o ES usou esta mensagem para me fazer pensar em muitas coisas e finalmente encontrar algum conforto. Ainda que nada mude ou nada melhore ou ainda se a situação piorar: Deus está comigo e isso é o mais importante.
    Obrigado por através deste texto trazer-me um pouco de consolo, lembrar-me “do que me pode dar esperança”.

    Obrigada meu irmão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: