Série Elementos Para Um Estudo Bíblico Produtivo: Crer


by John MacArthur

A regra das Escrituras em seu crescimento spiritual não pode ser superestimada. Nessa curta série, nós já vimos a vital importância de lê-la fielmente, interpretá-la precisamente e ainda ensiná-la regularmente.

Contudo, nenhuma quantidade de leitura e estudo da Bíblia encorajará seu crescimento espiritual se faltar a você a iluminação do Espírito Santo. Em termos simples, para a Palavra de Deus fazer o trabalho dela em sua vida, você precisa crer nela.

Está de contestação que incrédulos podem obter conhecimento da Bíblia – ao redor do mundo ela é estudada como literatura, poesia e narrativa histórica. Em algum grau, qualquer pessoa pode ler e fazer um senso, estudar o ensino de outras pessoas e obter alguma coisa por meio um entendimento intelectual sobre o significado da Escritura.

Todavia, sem a iluminação do Espírito Santo, a Bíblia é um mistério para o coração humano.

Agora que nós recebemos, não do espírito do mundo, mas o que é de Deus, então nós podemos conhecer aquilo que nos é dado livremente por Deus. Mas um homem natural não aceita as coisas que vem do Espírito de deus, porque elas lhe são loucuras; e ele não pode entendê-las porque elas são discernidas espiritualmente (1 Co 2:12,14).

Com o Espírito de Deus vem a iluminação – a capacidade de entender sua Palavra. Tendo inspirado os autores bíblicos, o Espírito Santo dá aos crentes o discernimento único dentro do significado e das implicações da Palavra de Deus. E sem essa iluminação, a verdade da Escritura não poderia penetrar em nossos corações e mentes, ou realizar sua obra de transformação em nossas vidas.

Em poucas palavras, se você não conhece Cristo, você não pode conhecer a Bíblia. É por isso que cultos que abusam e distorcem a Bíblia são tão trágicos. Eles elaboram perversões da Bíblia apenas com suas trevas espirituais e confusão, endurecendo-os contra o verdadeiro significado da Palavra de Deus.

A repreensão de Jesus aos Fariseus em João 8 ilustra como que rejeitá-Lo é um impedimento para um claro e preciso entendimento da Sua verdade.

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes (João 8:44-45).

A obra do Espírito Santo em iluminar nosso entendimento é absolutamente crucial para uma compreensão adequada da Palavra de Deus. Mas em si mesma, ela não é suficiente para o crescimento espiritual. Ela não pode substituir o papel vital do estudo consciente em sua santificação.

Igualmente, muitos cristãos pulam a etapa da leitura e da interpretação da Palavra de Deus, em vez de esperar pelo mover do Espírito neles, trazendo a revelação ou instantâneos entendimentos para o que precisam em determinado momento. Não é assim que a iluminação do Espírito Santo funciona – não é simplesmente uma questão de abrir sua Bíblia somente e esperar Deus falar a você.

A iluminação do Espírito funciona em harmonia com nosso estudo diligente das Escrituras – e não a par dele. Nós ainda precisamos ser estudantes disciplinados da Palavra de Deus: lendo-a fielmente, interpretando-a corretamente, aplicando-a consistentemente, ensinando-a precisamente e confiando que o Senhor faça clara Sua verdade através da influência e do discernimento do Seu Espírito.

Todos esses passos são elementos de um estudo bíblico produtivo. Ignore qualquer um deles e isso será uma garantia de que você não poderá obter o melhor da Palavra de Deus.

Postado originalmente em 4 de outubro de 2012

Tradução: Tiago Lino

Fonte: GRACE TO YOU

Desde que preservada as fontes e o conteúdo, a reprodução é livre.

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

One Response to Série Elementos Para Um Estudo Bíblico Produtivo: Crer

  1. Valteir says:

    Parabéns pela tradução. Muito proveitoso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: