Série Elementos Para Um Estudo Bíblico Produtivo: Ler


Por  John MacArthur

Nós concordamos que a Palavra de Deus é o fundamento do nosso crescimento espiritual. Mas como fazer com que as palavras registradas nas páginas da Escritura se traduzam em maior piedade e mais profunda santificação nas vidas dos filhos de Deus?

Para ajudar você no melhor da Palavra de Deus, eu quero reforçar alguns elementos chave de um estudo produtivo da Bíblia. E o primeito é simples: nós devemos ler a Bíblia.

Essa é a uma instrução muito básica, mas é uma que frequentemente é negligenciada na busca por rápido e fácil crescimento espiritual. Você não pode crescer a partir da Escritura se você não a conhece; e você não a conhecerá se você não a lê.

A questão torna-se então “Como eu deveria lê-la?”. Existem muitos tipos uteis de planos e horários de leitura bíblica – há ainda uma versão da Bíblia de Estudo elaborada pelo John MacArthur que é planejada para ser lida durante um ano. Mas, mais importante do que o método é a motivação.

E sua motivação tem uma grande importância. Se você estiver simplesmente lendo sua Bíblia para apenas dizer que você a leu – para cumprir mais uma exigência do que crescer e ajuntar verdades eternas de Deus – você não poderá esperar ver frutos do seu estudo em sua vida. Leitura rápida e completo entendimento bíblico não andam de mãos dadas, e não existem etapas para pular quando se vai estudar a Bíblia. Se você quer conhecê-la, você deve lê-la cuidadosa, atenciosa e fielmente.

O padrão que melhor funcionou para mim em todos esses anos é a repetição. Não a repetição superficial, estupidamente recomendada em vários métodos de formação espiritual. Eu não estou falando sobre ignorar sua mente e esperar por uma palavra mística do Senhor. Essa postura, junto com palavras e frases bíblicas fora de contexto, é um recipiente para a confusão, a frustração e o erro teológico.

Eu tomarei um livro do Novo Testamento ou uma grande parte de um livro farei a leitura repetidas vezes, dia após dia. Às vezes, eu a lerei por três dias ou por mais tempo. O objetivo é saturar minha mente com o texto. Eu quero conhecê-lo de todos os ângulos, ser capaz de explanar seus principais assuntos e entender o que o autor tinha a dizer para seu publico original, e as implicações que esse ensino tem para minha vida.

O principal objetivo da leitura é entender o que a Bíblia diz. E é útil para mais do que apenas diz a passagem imediatamente diante de você. À medida que seu conhecimento da Escritura cresce, você começará a ver como uma passagem se relaciona com outras e as explica. Você começará a perceber as conexões entre os autores bíblicos; como o Velho e o Noto Testamentos trabalham juntos em harmonia, e como a Bíblia é a melhor fonte para explicar a própria Bíblia.

É difícil entender que você seja capaz de identificar e procurar pelas pepitas de ouro que falam a você, presentes na Palavra de Deus, se você possui um hábito negligente de leitura da Bíblia.

A leitura fiel da Escritura aprofunda seu entendimento, treina você a pensar biblicamente, e estimula seu crescimento espiritual. Não permita que a falta de disciplina ou pouca atenção sejam desculpas para você perder essas bênçãos.

LEIA A SÉRIE COMPLETA AQUI

Postado originalmente em 26 de setembro de 2012

Tradução: Tiago Lino

Fonte: GRACE TO YOU

Desde que preservada as fontes e o conteúdo, a reprodução é livre.

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: