Comentário de Romanos por John Stott: minhas impressões


blog-do-linoPoucos livros me causaram tanto impacto quanto “A Mensagem de Romanos” de John Stott. Conheci a obra de Stott através de “A cruz de Cristo”, um livro demasiadamente denso que exige tempo e maturidade para se assimilar o que tão brilhantemente pretendia este autor. No entanto, ao buscar a primeira leitura de um comentário Bíblico, me deparei com este livro e, devido à belíssima experiência que tive com a leitura anterior, embarquei numa viagem para dentro de Romanos. E esta viagem superou todas as minhas expectativas, embora tenha noção que ainda estou engatinhando no “universo” de Romanos.

“Realmente a parte principal do Novo Testamento e… verdadeiramente tudo o que há de mais puro no Evangelho. Todo cristão não apenas deveria conhecê-lo de coração, palavra por palavra, mas também ocupar-se com ele a cada dia, como o pão cotidiano para sua alma” foram as palavras de Lutero;  “Se nós atingirmos uma verdadeira compreensão quanto a essa Epístola, teremos uma porta aberta para todos os tesouros mais profundos da Escritura” foi o que disse Calvino. Recomendação mais do que confiável de dois dos maiores comentaristas bíblicos que o protestantismo conheceu.

Após dez meses de leitura (o livro tem quase 500 páginas), meus olhos se abrem para perceber a beleza, a glória, o poder e a sublimidade do Evangelho. Foi-me impressionante tanto a profundidade de Paulo ao citar palavras deveras escandalosas e ao mesmo tempo contendo vida em si quanto saber que, de uma forma infinitamente desbotada, pudemos conhecer a mente de Deus, seu amor, o compromisso com Sua glória e o que pensa a respeito de nós, pecadores. Não foram poucas as vezes que minha leitura (obrigatoriamente acompanhada da Bíblia, pois ela é muito necessária para se digerir o que Stott escreve) foi interrompida por não conseguir me conter em choro e cair diante de Deus por sua tamanha sabedoria e amor. Meu coração pegou fogo nesses dez meses como jamais senti.

Stott passeia despreocupadamente por cada versículo com sua peculiar constância e lógica – ele as usa muito bem com seu conhecimento de grego e hebraico, a organização textual e seu significado direto que surge do texto – mesmo nas mais difíceis e sensíveis partes do livro, quando nossa razão e tradição são confrontadas. Ele consegue facilmente trazer à luz conceitos, verdades e ensinamentos que mesmo o mais dedicado estudante teria dificuldade para perceber. Enfim, é um alimento este livro. Todo o pregador e estudioso da Bíblia tem de ler esse livro. Saio de Romanos já querendo voltar. É impossível mensurar a importância e a beleza desse livro, que, sem dúvidas, é a Magnum opus de Paulo.

Caro leitor, recomendo a você este livro de Stott. Tenho certeza de que sua compreensão da Bíblia, da teologia, da salvação e do amor de Deus jamais serão os mesmos. Tenho certeza também que ela te ajudará a chegar a um patamar novo na tua espiritualidade. Sei que obra alguma substitui a Bíblia em nossa vida com Deus, sendo esta digna de máxima dedicação para conheçamos a Deus e a nós mesmos. No entanto, livros – bons livros! – são de grande valia para nossa labuta em compreender a Palavra de Deus que, convenhamos, apresenta-se difícil em muitos pontos.

Vá fundo, em espírito e oração. Abrace Romanos e veja se o autor tem razão. Leia você o livro antes pelo menos duas vezes e, então, viaje com o Stott e aprenda com suas impressões dessa gloriosa parte do Evangelho.

No Amado, que providenciou nossa salvação, nos chamou, nos regenerou, nos justificou e em breve nos preencherá com sua glória.

Tiago Lino

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: