Por que a cruz é o símbolo do cristianismo? – Por John Stott


Um emblema cristão universalmente aceito teria, obviamente, de falar de Jesus Cristo, mas as possibilidades eram enormes. Os cristãos podiam ter escolhido a manjedoura em que o menino Jesus foi colocado, ou a banca de carpinteiro em que ele trabalhou em sua juventude em Nazaré, dignificando o trabalho manual, ou o barco do qual ele ensinava as multidões na Galileia, ou a toalha que ele usou ao lavar os pés dos apóstolos, a qual teria evidenciado o seu espírito de humilde serviço.

Também havia a pedra que, tendo sido removida da entrada do túmulo de José, teria proclamado a ressurreição. Outras possibilidades seriam o trono, símbolo de soberania divina, o qual João, em sua visão, viu que Jesus partilhava, ou a pomba, símbolo do Espírito Santo enviado do céu no dia de Pentecoste. Qualquer desses sete símbolos teria sido apropriado para indicar um aspecto do ministério do Senhor.

Contudo, ao contrário, o símbolo escolhido foi uma simples cruz. Seus dois braços já simbolizavam, desde a remota antiguidade, os eixos entre o céu e a terra. Mas a escolha dos cristãos possuía uma explicação mais específica. Desejavam comemorar, como centro da compreensão que tinham de Jesus, não o seu nascimento nem a sua juventude, nem o seu ensino nem o seu serviço, nem a sua ressurreição nem o seu Reino, nem a sua dádiva do Espírito, mas a sua morte, a sua crucificação.

Extraído do livro A Cruz de Cristo,  publicado pela Editora Vida. Página 19

Para mais artigos de John Stott, clique AQUI

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

6 Responses to Por que a cruz é o símbolo do cristianismo? – Por John Stott

  1. A í querido Lino uma ótima pergunta para quem não sabe o porque dessa pergunta. olhe, se Jesus carregou todos os nossos pecados naquela cruz tão pesada, eu tenho a quase certesa de que é por isso que a cruz é o símbolo do cristianismo. Ou não?

  2. Blog do Lino says:

    Guiomar, se você reparar é essa a resposta, mas com outras palavras. A escolha da cruz foi por tudo o que ela representa, inclusive o julgamento dos nossos pecados em Cristo.

    Abraço para você!

  3. marcelle says:

    Parabéns Tiago pelo blog, muitas citações interessantes, vou ler todas …Deus te guarde!! Marcelle

  4. Joaquim Muchanga says:

    Bem, continuo em dúvida por que alguém me falou que a cruz também foi usada por um rei Pagão que perseguia os cristãos. Ele ao converter em um cristão, usou a cruz que era o simbolo dos pagãos e convenceu ou converteu os seus seguidores a serem cristãos. Em contra partida, pelos ensinamentos que tive na catequese, quero concordar com

    Guiomar Soares Ferreira disse:
    01/03/2012 às 20:22

    A í querido Lino uma ótima pergunta para quem não sabe o porque dessa pergunta. olhe, se Jesus carregou todos os nossos pecados naquela cruz tão pesada, eu tenho a quase certesa de que é por isso que a cruz é o símbolo do cristianismo. Ou não?

    Por favor me ajudem!

    • Blog do Lino says:

      Joaquim,
      A crucificação existiu antes e depois de Jesus. Por isso, é indiferente se foi ou não usada pelos reis pagãos.
      O que nos interessa não é o objeto em si, mas Quem foi pendurado nela e o porquê. Lá, Cristo recebeu nossa condenação e nos substituiu e nós recebemos sua justiça. Sem a morte e ressurreição de Cristo, não haveria solução para nós.
      Agora, a crucificação e os desdobramentos dela sempre foi uma realidade para a igreja primitiva, que pregava o Cristo que foi pendurado no madeiro e que ressuscitou.

      Deus te abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: