Um chamado à contemplação


Os primeiros versos do Salmo 19 apresentam-nos uma linda descrição de Davi sobre a beleza da Criação e como ela proclama e nos adverte de que há um Deus soberano, pensante e que tem o controle de tudo e de todos. Não só ali, mas em muitos outros textos, a Bíblia nos fornece informações do quanto Deus domina e controla sua criação. Tudo isso, fruto de observação dos autores desses textos, como aconteceu com Davi.

Parece que hoje nós perdemos essa capacidade de ser edificado, ser ensinado sobre a glória e o caráter de Deus pela simples e pura observação da natureza. Dependendo do nível de conhecimento bíblico, algumas pessoas podem supor que isso seja apenas ato de religiões orientais. Ledo engano. Ao observar as formigas, o autor de Provérbios tirou uma grande lição. Para os mais ansiosos, Jesus instruiu-os a olhar para os lírios dos campos e as aves.

Se expandimos nossa visão para além da Terra, encontramos planetas, sistemas solares iguais ou até muito maiores do que o nosso; para mais além, temos galáxias e galáxias espalhadas pela imensidão do Universo. Como elas funcionam tão harmoniosamente! Quão distantes e gigantescas elas são! Estrelas e mais estrelas com seu brilho e calor; planetas de variados tamanhos e características.

Se, no entanto, decidimos estudar sobre a vida microscópica, encontramos, também, exemplos fascinantes de formas de vida, associações entre elas; moléculas tão diversas e complexas que dão forma à vida como nós a conhecemos. A vida microscópica no nosso corpo, apenas, seria o suficiente para anos de estudo e fascínio pela beleza contida nela.

Ao nosso nível, o que falar dos ecossistemas tão importantes e, ao mesmo tempo, tão belos e extraordinários. Animais grandes, pequenos, agressivos, delicados, agitados, lentos, belos, estranhos, letais, inofensivos, solitários, em grupo, coloridos, de uma cor só, que vivem em ambientes gélidos, desérticos, escuros, sob luz solar, enfim, os mais diversos tipos de animais estão sobre a face da Terra. Amazônia, Patagônia, Saara, Pólos Norte e Sul; vida marinha no Oceano Atlântico, Pacífico, Índico, na lagoa aqui perto da minha casa, na restinga de floresta que ainda abriga vida. A vida está sobre a Terra e ela, por si só, é uma grande testemunha do poder de Deus.

A formação do Universo, a disposição da vida aqui no planeta não é obra do acaso. Não é fruto de um acidente ou de um sistema caótico. A comunidade científica sabe disso, embora alguns teimem em manter essa idéia. Qualquer estudante sério, independente de sua formação religiosa, sabe que nenhum sistema ou ato seria capaz de gerar tudo o isso o que vemos. Há um Ser todo-poderoso por trás disso e que pela criação se deixa conhecer. Isso é fato.

Mais lamentável do que a maioria da comunidade científica negar é um cristão não enxergar Deus em sua criação pelo ato da contemplação pura e simples. Pior do que a falta de fé em vê-lo em tudo isso é a ausência da observação que nos alegra a alma, nos conforta, edifica e dá-nos segurança ao saber que o Deus que trouxe, por sua Palavra, tudo à existência é o mesmo que se importa comigo e cuida da minha vida.

Em meio à correria do dia-a-dia, precisamos encontrar tempo para esse exercício de fé. Um tempo a sós com Deus contemplando as maravilhas de sua criação para sermos preenchidos do conhecimento da sua glória e da razão pela qual vivemos e nos movemos em complemento à Sua Palavra que nos fornece as mesmas repostas para nossa vida.

Convido você a assistir esse video para completar o raciocínio do texto.

Tiago Lino

Anúncios

Sobre Blog do Lino
Sou filho de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: